Sensibilidade à flor da pele!

 

“Criar um universo particular parece ser um dom... espaços... formas e texturas fundem-se com a energia do observador... que ora sente e outras vezes apenas olha. Fazer pensar, questionar e despertar reações adversas são a especialidade do artista plástico Márcio, que resume a criação no poder de poder despertar... sensações...”

O jovem artista plástico Márcio Fushimi Velloso, 30, tem alma ubatubense. Seus avós e pais fazem parte da construção de nossa eterna história. Sua avó foi a primeira educadora do município e tem seu nome homenageado na escola do bairro do Perequê-Acú, Profª Dionizia Bueno Velloso; seu avó Trajano Bueno Velloso era farmacêutico e usava seu oficio para atender toda a comunidade carente de norte a sul. Seus pais, Josino Jesus Velloso (o Zuzu) e Dª. Celina Fushimi Velloso, são comerciantes na cidade e é a ela que ele deve sua descendência japonesa.
Márcio diz que a arte sempre esteve presente em sua infância e juventude: aos 14 anos teve o primeiro despertar para o desenho e pintura, propriamente ditos. Seus pais sempre foram proprietário de casa de tintas e isto proporcionava inúmeras experiências com as cores e tipos de tintas bastante diferentes.
Uma de suas paixões sempre foi a arquitetura, assim resolveu unir o útil e o agradável. Formou-se em projetos de arquiteturas, Belas Artes e fez também um curso de arquitetura e interiores na Panamericana de Arte. Paralelamente, envolveu-se com a arte da cozinha japonesa que trabalha, em sua essência, com cores e formas, e hoje é dono do melhor restaurante do litoral.
O artista plástico Márcio tem o dom de provocar sensações que entram em seu mundo sem perder a particularidade de cada observador. Suas obras quase sempre tridimensionais tem formas, cores e principalmente texturas que despertam a vontade de tocá-las... Na verdade, são criadas para isto.
As cores têm influência da filosofia oriental; em uma de suas obras ele inspirou-se no provérbio: “É tão vermelho que é púrpura”. O vermelho representa a vida. O provérbio quer dizer: “É a busca do que você pode ter de melhor”.
Ele procura sempre usar materiais recicláveis diversificados e interagi-los. Algumas obras se movem, outras têm luminosidades um tanto ousadas. Verniz, carvão, terra, argila, madeira, vidro, espelhos, poliuritano injetável, etc, e muita, muita tinta, criam um mundo particular. Sua experiência com decorações interiores e arquitetônica são unânimes, pois cada pessoa adequa-se intimamente fundindo sua energia com o ambiente. Sua arte é uma fusão de conceitual com abstrato, podendo ser explicada pelo provérbio “Uma coisa são duas. Ela mesma e seu reflexo”.
Márcio já fez consultoria em Ubatuba para o bar Bom Bordo, danceteria Daft e restaurantes Fushimi San, primeiro nas Toninhas e hoje localizado na av. Leovigildo Dias Vieira, 1.180, onde estão expostas algumas de suas obras e telas, e o Fushimi San no Shopping Porto Itaguá. Seu trabalho também pode ser feito por encomendas, de acordo com seu ambiente.
Maiores informações, com o artista no telefone: (12)432-3278.